Onde Publicar

Onde Publicar

São vários os aspectos a considerar aquando da publicação de um artigo ou trabalho académico/científico.
É no Journal Citation Reports que se determina o factor de impacto de uma revista científica. Apesar de o factor de impacto ser o factor mais conhecido na determinação da qualidade e relevância das revistas científicas, há outros factores importantes como o Índice de imediaticidade e a Vida média de um periódico.

A determinação destes índices tem várias finalidades. Por exemplo:

  • Avaliar a qualidade de uma revista, como forma de saber se é útil ou não publicar nela.
  • Determinar se a revista se encontra em crescimento ou não. Caso não esteja, as probabilidades de se ser citado diminuem.
  • Avaliar a qualidade das revistas assinadas numa biblioteca e determinar quais devem ser assinadas.
  • Avaliar em que revista um autor tem probabilidade de ser mais rapidamente citado.

Para decidir onde publicar o resultado da sua actividade científica, é também útil saber:

  • Identificar os títulos dos periódicos disponíveis numa determinada área temática;
  • Avaliar a relevância dos periódicos, por exemplo, utilizando o Journal Citation Reports (JCR);
  • Identificar conferências e congressos para submeter artigos ou informar-se das condições de aceitação de artigos nos periódicos científicos;
  • Conhecer as questões relacionadas com o Direito de autor (veja Direitos de Autor) e o auto-arquivo em repositórios.

São várias as bases de dados e sites que disponibilizam indicadores que ponderam qualidade e quantidade dos artigos. Tal permite não só conhecer a importância dos periódicos nas diferentes áreas do conhecimento, como também aferir a relevância e o impacto da investigação de um determinado investigador e/ou instituição.

Actualmente são sobretudo duas as medidas utilizadas ao nível do ranking de periódicos:
• O Factor de impacto, disponível no JCR do ISI Web of Knowledge e
• O H-index, disponível no Scopus e no Web of Science.

CONCEITOS

Factor de impacto
Factor de impacto (também conhecido como o índice de impacto), é uma medida da importância de uma publicação científica.

Esse factor é calculado todos os anos pelo Institute for Scientific Information (ISI ou Institute for Scientific Information) para as publicações que ele monitoriza, ficando disponível através do que Journal Citation Report.

Apesar de controverso, o factor de Impacto tem uma influência enorme no modo como a investigação científica é avaliada pois ajuda a avaliar a importância relativa dos periódicos dentro da mesma área científica.
Para saber como utilizar o Journal Citation Reports por favor consulte o tutorial.

Índice h
O índice h, ou h-index em inglês, é uma proposta para quantificar a produtividade e o impacto de cientistas baseando-se nos seus artigos (papers) mais citados.
Por outras palavras, o índice h é o número de artigos com citações maiores ou iguais a esse número. Por exemplo: um investigador com h = 5 tem 5 artigos que receberam 5 ou mais citações; um departamento com h = 45 tem 45 artigos com 45 ou mais citações; e assim por diante.
Um outro exemplo de como o índice h não funciona também pode ser útil: um investigador que tenha publicado 2 artigos, sendo um deles numa revista popular que lhe rendeu apenas 2 citações e o outro como primeiro autor numa revista científica recebendo 238 citações, terá um índice h = 1 pois ele não tem nem 2 artigos com pelo menos 2 citações.

Direito de autor do Editor e auto-arquivo
Como autor, pode pretender exercer o direito de depositar o seu artigo (pre- e/ou post-print) num repositório digital. A isto chama-se auto-arquivo. Antes de ser publicado, deverá consultar o acordo de Direito de autor do editor, e verificar se ao depositar o seu trabalho num repositório não viola as regras do acordo.