Saltar para Saltar conteķdo

√† dist√Ęncia de um clique!

e-Learning b-on Formação Tutoriais b-on Estamos no RCAAP

Siga-nos em:
  • facebook
  • twitter
  • wordpress

Home ¬Ľ PROFISSIONAIS DE SA√öDE ¬Ľ Pesquisa ¬Ľ Palavras-chave/Descritores

Palavras-chave/Descritores

Este menu tem como objetivo apontar ao leitor caminhos e estrat√©gias, para a utiliza√ß√£o de descritores e qualificadores em pesquisas bibliogr√°ficas. Um descritor, tamb√©m conhecido como ‚Äúdescritor de assunto‚ÄĚ, ‚Äútermo‚ÄĚ, ou ‚Äúunitermo‚ÄĚ, √© semelhante ao que se denomina como ‚Äúpalavra-chave‚ÄĚ. No entanto¬†estas s√£o¬†palavras de livre escolha pelos utilizadores, ao passo em que os descritores dispon√≠veis encontram-se criteriosamente catalogados, com¬†descri√ß√Ķes, origens, significados e rela√ß√Ķes com outros descritores, na base de dados denominada MeSH - Medical Subject Headings da U.S. National Library of Medicine, entidade que instituiu a base de dados MEDLINE.

Tanto as palavras-chave, de livre escolha pelo utilizador, como os descritores s√£o utilizados para pesquisa bibliogr√°fica; no entanto, estes √ļltimos conduzem a pesquisas mais eficientes, ou seja, √† obten√ß√£o de um n√ļmero menor de refer√™ncias bibliogr√°ficas, mais estreitamente relacionadas com o objetivo da pesquisa.
Assim, o primeiro passo de uma pesquisa bibliogr√°fica dever√° ser a escolha do(s) descritor(es) a ser(em) pesquisado(s).

Para tal utilize o MeSH o através do site da PubMed já que o mesmo:

  • imp√Ķe uniformidade e consist√™ncia na indexa√ß√£o da literatura biom√©dica
  • √© o vocabul√°rio controlado e hierarquizado de termos de indexa√ß√£o /descritores usados para tratar artigos na Medline.

Para saber mais consulte os vários tutoriais disponíveis em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/sites/entrez

Imprimir Imprimir
 |  Enviar por e-mail Enviar por E-mail
 |  Voltar ao Topo voltar ao topo
 
Queremos melhorar!
Comunidade b-on
106 Utilizadores
Símbolo de Acessibilidade na Web
[D]
MEC - Ministério da Educação e Ciência   FCT - Fundaçáo para a Ciêcia e a Tecnologia FCCN