Vias

Há duas vias para o acesso aberto: a via dourada e a via verde:

  • Via de Acesso Aberto Dourado ou Publicação em Acesso Aberto, incluindo publicações em revistas em acesso aberto (com ou sem cobrança de taxas de publicação) e híbridas ;
  • Via de Acesso Aberto Verde ou Depósito em Repositório institucional, disciplinar ou na(s) página(s) web do(s) autor(es), de cópia de uma das versões dos artigos (aceite ou publicado), por vezes sujeitas a um período de embargo após a data de publicação em revistas fechadas/subscritas (acesso sujeito a pagamento), ou de acesso imediato se publicado numa revista com acesso aberto dourado.

Há três maneiras de disponibilizar os resultados da pesquisa científica em acesso aberto :

– Auto-arquivar uma versão de acesso aberto – Os autores publicam no periódico de sua escolha e arquivam uma versão do manuscrito disponível gratuitamente no repositório de sua instituição.

– Publicar num periódico de acesso aberto – Os autores publicam em periódicos de acesso aberto que fornecem acesso livre e imediato aos artigos através do site do editor.

– Pagar para publicar em acesso aberto num periódico – muitos periódicos subscritos permitem a publicação em acesso aberto, mediante o pagamento de uma taxa de publicação de artigos (APC – article processing charge).