Conceitos

APC (article processing charge) – Taxa paga ao editor para publicação de um artigo em acesso aberto.

Autores correspondentes (corresponding authors) – Para o editor, este é o autor que submete a publicação.

Gold Open Access – ver via dourada.

Híbrido – periódico subscrito no qual alguns dos artigos são publicados em acesso aberto. Esse estatuto,geralmente, exige o pagamento de uma taxa de publicação ao editor (APC).

Licenças CC
CC BY –
O autor permite que outros utilizem a sua obra livremente, podendo fazer dela uso comercial ou criar obras derivadas.

CC BY-NC-ND – O autor não permite o uso comercial nem obras derivadas. Permite apenas a redistribuição.

Versão aceite do manuscrito – manuscrito aceite (Author Accepted Manuscript), corresponde à versão aceite para publicação num periódico após a revisão por pares, mas antes da edição de texto e composição tipográfica. O mesmo que versão pós-print.

Versão pré-print – é a versão original do manuscrito tal como foi submetido a publicação num periódico (anterior à revisão por pares).

Versão pós-print – é a versão do documento que passou pelo processo de revisão por pares e incorporou comentários dos revisores. É a versão final do artigo antes da formatação final por parte da editora. 

Via dourada – o autor ou a instituição do autor pode pagar uma taxa ao editor, no momento da publicação, ficando o artigo em acesso aberto na plataforma do editor.

Via verde – esta via é baseada no auto arquivo. Após a publicação, o autor deposita o artigo no repositório, ficando o mesmo disponível em acesso aberto. Os editores podem exigir um período de embargo, durante o qual o acesso ao artigo é restrito.