Apresentações PowerPoint
Apresentações PowerPoint
O recurso a apresentações em power point é cada vez mais comum, pelo que para além de saber fazê-los a nível técnico é importante estar atento a alguns recomendações e evitar alguns erros.
É comum usar os slides como ponto principal da apresentação. Aí está o primeiro grande erro – o PowerPoint deve ser apenas um complemento do discurso oral. No próprio site da Microsoft há um alerta: as apresentações mais eficazes costumam ser as mais simples. O site da fabricante do PowerPoint também aconselha a não usar mais do que cinco palavras por linha, e não mais do que cinco linhas por slide.
Uma dica que pode ajudar é a regra dos 10/20/30, cunhada pelo especialista Guy Kawasaki: uma apresentação não deve ter mais de 10 slides, apresentados em até 20 minutos e com fonte sempre maior que 30.
Falar devagar, tente não ler o que está escrito nos slides, olhe para a plateia. Falar sobre o assunto principal logo no início e praticar o que será apresentado são pontos que garantem o sucesso de uma apresentação.
O objectivo da apresentação é essencial para determinar o que pode e o que não pode ser feito. Se você for dar uma palestra ou exibir dados numa reunião ou trabalho escolar, o principal é ser sucinto e ir directo ao assunto. Evite o uso de transições, efeitos, músicas, cores e imagens que podem distrair o público. Assim, opte por escrever em tópicos e usar gráficos e imagens para transmitir as informações já que estes fazem com que as pessoas prestem mais atenção no que você está dizer.
Recomendações:
- Cada slide deve ter um cabeçalho
- Escreva por tópicos
- Apresente um conceito por slide
- Não use pontuação
- Elimine verbos, artigos, adjectivos que não sejam essenciais
- Recorra a gráficos e tabelas em substituição de texto
Erros Frequentes:
- Muita informação por slide
- Palavras a mais por linha
- Uso e abuso de efeitos de animação
- Uso excessivo de cores