Poster

Poster

A produção de um poster requer um planeamento cuidadoso, baseado em critérios bem definidos, que permitam uma comunicação clara e efetiva dos resultados da pesquisa, num formato que estimule a interacção e a discussão do tema com a audiência.

O plano principal do poster deve ser claro, lógico e adequado ao assunto que está a apresentar. Os seus componentes podem variar em função do evento, tipo de material, forma de confecção e assunto da apresentação (relato de caso, pesquisa clínica, tese, entre outros). Cada evento científico possui normas técnicas próprias que devem ser respeitadas na elaboração dos posteres, como tamanho e componentes.
O plano principal do poster pode ser confeccionado em empresas gráficas especializadas, com uso de programas específicos, mas o custo pode ser elevado, dependendo da arte gráfica utilizada. Também se pode usar o programa Microsoft Power Point, com uma série de slides agrupados posteriormente num painel múltiplo ou configurando de forma personalizada as dimensões de um slide para formar um painel único, conforme o tamanho exigido pelo evento. Atualmente, esta parece ser a maneira mais simples e barata de confeccionar o poster.

Os componentes mais frequentes do poster são: cabeçalho, resumo, introdução, relato de caso, métodos, resultados, discussão, conclusões, tabelas, gráficos, figuras e referências.

Dicas para formulação de um poster.

Pode ter de realizar uma apresentação pública o que constitui uma oportunidade de mostrar à comunidade científica os resultados do trabalho, bem como para colher opiniões e sugestões.